Quem não gosta de ouvir uma boa música? Independentemente do gênero musical, todos possuímos um artista favorito e também a nossa música predileta. Além disso, até podemos não ser o melhor cantor, ou cantora, do mundo, mas é inegável que alguém nunca tenha se pego cantando no chuveiro ou cantarolando alguma música em um momento do dia, não é mesmo?! E saiba que, de acordo com um estudo feito pela revista Plos One, ouvir música no dia a dia traz diversos benefícios para o nosso cérebro. Conheça três deles:

 

Música aumenta sensação de felicidade

Se você acha que está precisando de um pouco de impulso emocional positivo em algum momento do dia, coloque para tocar a playlist do seu artista favorito. Ouvir cerca de 20 minutos das suas músicas favoritas, aumenta a sensação de felicidade. Isto ocorre porque ao ouvir as músicas, o cérebro libera um hormônio chamado dopamina. Ele é um neurotransmissor que age aumentando a alegria, a felicidade e a excitação.

 

Música melhora a qualidade do sono

Segundo pesquisas do Instituto do Sono, 63% dos brasileiros possuem algum problema relacionado ao sono, seja insônia, ronco ou apneia. Esses distúrbios interferem no descanso ao final do dia e prejudicam o bem-estar físico e cognitivo. Contudo, estudos também comprovam que ouvir uma música calma, como a música clássica, por até uma hora antes de ir dormir, auxilia na melhora do sono, quando comparado a ouvir um áudio book ou não fazer nada. Isso ocorre porque a música age diretamente nos hormônios.

 

Música auxilia na redução da depressão

Conforme último relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas que vivem com depressão aumentou 18% entre 2005 e 2015. Atualmente, há 322 milhões de pessoas vivendo com esse transtorno, sendo que no Brasil, esse mal atinge 5,8% da população. Contudo, há estudos que comprovam que determinados gêneros de música podem ser benéficos para o tratamento da depressão. Isso acontece, pois a música tem um efeito direto sobre alguns hormônios do nosso organismo, como a serotonina e a dopamina. Eles agem no cérebro aumentando a sensação de bem-estar e felicidade.

Nesse artigo quero dar a você 5 dicas que vão transformar seu quarto no melhor lugar possível para você descansar e ter uma Noite de Sono Incrível, também quero te ajudar a se livrar das coisas que podem estar prejudicando a qualidade do seu sono.

Tirando essas barreiras da frente e melhorando alguns pontos vou te levar em direção as melhores noites de sono da sua vida a partir de HOJE!

Então vamos lá! Sem rodeios ou enrolações…

 

 

1

QUE SE APAGUEM AS LUZES!

O primeiro item que devemos tratar é a luz produzidas pelos eletrônicos! Quem quer cair no sono com facilidade tem que eliminá-los, essas luzes fazem seu corpo pensar que ainda é cedo demais para dormir, e impedem o aumento de hormônios responsáveis pela sonolência (melatonina).

 

eletrônico luz

 

Antes de dormir desligue todas as luzes e lâmpadas próximas para adormecer rapidamente, não se esqueça de fechar as cortinas também.

Uma dica importante e que pode trazer um grande beneficio é usar blackouts, que são aquelas cortinas que não deixam a luz passar, Cortinas bloqueadoras de luz podem ser extremamente benéficas quando combinadas com janelas fechadas para acelerar o adormecimento.

Se você possuir eletrônicos que precisam ficar ligados como um relógio brilhante, diminua a brilho da tela dele se for possível e adicionalmente, vire-o para longe da cama, para a parede de maneira que o brilho não atinja seu rosto.

Aqui já evitamos uma armadilha, se por acesso você não pegar no sono, fará com que você não se distraia olhando o horário o tempo todo…

 

2
USE AS CORES AO SEU FAVOR!

Cerca de 90 minutos antes de dormir desligue as luzes e ligue uma luz laranja no ambiente, (isso esta relacionado com o ciclo cardiano, mas vamos manter o foco no RESULTADO),

Ao acender uma luz de cor laranja, especialmente no quarto, instantes antes de dormir, ela estimula a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono.

 

quarto laranja facilita o sono
Uma outra opção, um pouco mais trabalhosa porém possível, é ter a decoração do quarto em tons alaranjados, mas em tons suaves, que não chamam a atenção dos olhos e possuem um efeito mais calmante.

 

 

3
SONS CALMANTES!

A terceira maneira de ter uma noite de sono maravilhosa e reduzir os barulhos indesejáveis, ligue uma gravação com sons da natureza.

Sons constantes de níveis baixos acabam abafando barulhos que possam interromper seu sono

Há também a opção de escutar músicas suaves e relaxantes, mas não vale falar que seu rock ou eletrônico prediletas te relaxam!!
Minha dica é focus@Will!

Aqui esta uma pequena demostração de sons que essa faixas podem te fornecem! 

Se os sons externos forma muitos fortes e te incomodam constantemente, considere usar plugues de ouvido para abafar qualquer som chato ou alto. Não há nada mais frustrante que tentar dormir enquanto o alarme do carro do vizinho dispara ou quando o cachorro está latindo.

plugues de ouvido

 

você pode encontrar alguns aqui, são bem baratos!

Quando eu dei a dica do @focus, não use headphones ao se deitar, você pode cair no sono e usando eles e machucar seus ouvidos durante o sono.

Use um dispositivo tocador de música que possa ser programado para desligar após determinada quantidade de tempo.

 

4
UM TRAVESSEIRO ADEQUADO!

 

Está ai uma peça que muitos desconsideram, mas que pode estar influenciando de modo fatal suas noites de sono.

A dica que dou a você é …

 

Perca o tempo que for necessário para encontrar um travesseiro que se adéque a você

O ideal seria um travesseiro de dureza média, pois ele precisa apoiar tanto a cabeça quanto o pescoço, Quando você desconsidera esse fato está atirando no próprio pé, não há travesseiro ideal, a máxima é a regra acima, é necessário fazer testes, cada pessoas se adapta de um jeito diferente, vale mais gastar em um novo travesseiro do que em remédios que agridem seu corpo.

tiro no pé

 

 

5
CRIE UM TEMPLO DO DESCANSO!

Olhe só! O que a mundoestranho nos diz:

O que mais consome minutos preciosos da nossa vida: são quase 24 anos de sono! Mais precisamente, um brasileiro médio passa 23 anos, 9 meses e 7 dias de sua vida dormindo

Então já que gastamos tanto tempo com isso, vamos tornar essa experiência a melhor possível, e vamos começar criando nosso templo do sono.

 

tempo passando

Reforçando esse calculo seu quarto, mais especificamente sua cama, será o local onde seu corpo passará um grande número de horas quase que na mesma posição, não seria interessante que ele estivesse confortável?

Para isso, use sempre lençóis e cobertores limpos e macios, troque a capa dos seus travesseiros constantemente, odores também atrapalham seu sono. Isso ajudará no relaxamento geral do corpo e colaborará para um sono mais profundo.

Hoje tratamos o celular como nosso melhor amigo, levamos ele a todos os cantos, ele tem diversas funções e podemos fazer quase tudo com ele, usar aplicativos, acessar as redes sociais, conversar com seus amigos, escolher entre milhares de jogos (falta inventar a função de fazer café!!!) bom, a lista é quase infinita… O que é muito bom na grande maioria das situações.

 

Assim como já aconteceu comigo, ele já deve ter te poupado de várias filas chatas no banco, porque é sempre possível ter acesso as suas redes sociais prediletas, ver aquele e-mail que você precisava responder ou terminar aquela fase difícil naquele jogo viciante que você tanta gosta ;)

 

Ele é realmente um herói!

superhero

 

Ele sempre está pronto para você, sempre te esperando (isso quando a bateria não acaba =P), é realmente uma das grandes ferramentas que vieram para facilitar nossa vida, e provavelmente não vai embora tão cedo…

 

O problema é que ele pode ser um grande vilão quando estamos falamos de obter uma ótima qualidade de sono, ao levar ele para a cama, há grandes chances de você desrespeitar a sua rotina na hora de ir dormir e você ficar acordado até altas horas, porque como já falamos acima, nele as possibilidades são quase infinitas r você vai ter sempre o que fazer…

 

O celular ao mesmo tempo que é uma grande de fonte de informação é uma grande de fonte de distração!

 

 

angry-birds-mobile

Eu sei como é…você coloca o celular por perto de onde você deita e bate aquela vontade de passar mais uma fase no seu jogo predileto!!

 

Mas você não esta sozinho nessa, você não é o culpado desse comportamento obsessivo de carregar o celular com você em todos os momentos, olhe os dados da pequisa abaixo, pessoas do mundo todo sofrem com esse problema.

 

UM LEVANTAMENTO REALIZADO EM 2011 PELA NATIONAL SLEEP FOUNDATION REVELOU QUE 95% DOS AMERICANOS USAM ALGUM TIPO DE APARELHO ELETRÔNICO UMA HORA ANTES DE DORMIR. OUTRA PESQUISA REALIZADA EM UMA PARCERIA DO HUFFPOST COM A YOUGOV MOSTROU QUE 63% DAS PESSOAS COM IDADE ENTRE 18 E 29 ANOS AFIRMAM JÁ TEREM CAÍDO NO SONO COM O CELULAR, SMARTPHONE OU TABLET NA CAMA.

 

dormir bem

mais informações em http://www.huffingtonpost.com/2013/09/16/sleep-phone-tablet-bed_n_3924161.html

 
 
Por adotar esse comportamento, problemas como mensagens indesejadas às 3 da manhã que atrapalharem seu sono profundo (quado realmente seu corpo esta se recuperando), outro grande problema é que a luz emitida por muitos aparelhos eletrônicos indicam ao cérebro que ainda não é hora de dormir.
 

Essa pesquisa aponta várias informações importantes, quase todas as pessoas que a NSF (National Sleep Foundation) analisou usam algum aparelho eletrônico antes de dormir, isso é ponto negativo e que influencia da sua qualidade de sono, vamos abordar isso em outro artigo futuro.

 

celular antes de dormir

 

Mas agora o que nós interessa é que se você tem 18 a 29 anos, ir com um aparelho móvel para a cama é um erro comum, e a culpa não é sua, as pessoas que te venderam não te avisaram de como isso iria prejudicar sua noite de sono e consequentemente o seu rendimento do dia posterior.

 

Mas estamos aqui para melhorar sua vida, melhorando a qualidade de sono que você tem, então como seu objetivo é ter uma Noite de Sono Incrível e isso se tornar uma rotina constante em sua vida, para dormir bem é preciso se livrar do hábito de levar o celular para a cama!

 

Simples assim, uma passo simples e efetivo..

 

Para dormir bem é preciso se livrar do hábito de levar o celular para a cama!

 

Sim! você vai ter que se despedir dele…pelo menos durante algumas horas.

 

Com essa simples técnica estamos se antecipando ao problema, estamos um passo a frente da sua vontade de verificar uma nova mensagem no celular, vamos criar uma maneira de melhorar as suas noites mal dormidas.

 

Coloque seu celular de baixo da cama ou em um criado-mudo fora de seu alcance, e só volte a pegar ele de manha quando você acordar..a localização não é especifica, o importante é ele estar longe de suas vistas e você não conseguir pegar ele quando você esta deitado na cama.

 

como dormir mal

http://www.amazon.com/Smartphone-Cradle-Holder-Samsung-Sleeper/dp/B0074U2MAK

 

Eu quero que você olhe o anuncio do produto… Se você quer melhorar sua qualidade ao dormir, não faça isso, se você tem algo para fazer com o celular que demore, pode ter certeza que a cama não é lugar ideal para fazer isso, vamos ter um artigo especial sobre hábitos associativos, que vai lhe esclarecer a mente, mas para você entender agora basta falar “Ao associar a cama com outras atividades, você está informando ao cérebro de forma subconsciente que aqui não é o lugar para dormir”.

 

Se você sofrer de insônia, é não conseguir pegar no sono, é comum se sentir atraído pelos aplicativos ou mesmo pela internet móvel numa tentativa de “esperar o sono chegar”, mas sabemos que isso não é verdade não é ;)   Se você pegar o celular no meio da noite, só vai levar mais tempo para você pegar no sono e você ficara acordado durante muitoooo mais tempo.

 

Fica essa dica para você que pode ter sofrido desse problema e que quer se livrar dele, cultive essa habito, que você já estará dando um passo em direção ao seu objetivo de Ter Uma Noite de Sono Incrível!

 

Olá!

Nesse artigo falo diretamente com você, te contando SEGREDOS sobre seu relacionamento com sua CAMA, você pode estar utilizando ela da maneira errada e criando péssimos hábitos que impedem inconsistentemente de você dormir com facilidade.

Nos meus outros artigos dou dicas ativas onde falo sobre 5 Dicas Matadoras para Transformar seu Quarto em um TEMPLO dos Sonhos e sobre como utensílios eletrônicos como o Celular pode ser o Seu Pior Inimigo, neles dou a você preciosas dicas para que você implemente de forma ativa para obter ótimos resultados, mas se você não implementá-los nada vai acontecer!

O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para obtê-lo.
(Thomas Fuller)

Nesse artigo vou mostrar coisas que você não deve fazer, coisas que estão minando sua vida através do seu sono, coisas que impedem de você ter aquela noite de sono tranquila e calma, coias de criam barreiras para você conseguir dormir como um bebê!

 

dormir como um bebe

 

Se você é daquelas pessoas que fazem de tudo na cama, esse artigo é definitivamente para você..

Você utiliza a cama para atividades assim?

  • usam notebook para estudos e trabalham!
  • leem seus livros!
  • estudam para a prova!
  • Comem!
  • Fazem exercícios! (qualquer tipo vale aqui…)
  • usam o seu smartphone incansavelmente!
  • Assistem TV e filmes!

Sinto lhe falar, mas isso pode estar influenciando diretamente em sua QUALIDADE do seu SONO.

“Quando a cama é transformada em escritório e bancada de estudos e outras coisas mais o cérebro passa a encarar esse espaço como um lugar ativo e relaxar se torna um desafio ainda mais difícil. “

ISSO É CHAMADO PELOS ESPECIALISTAS DE ESTÍMULO-RESPONSIVO!

No geral o que acontece é que você está forçando subconscientemente seu cérebro a associar a cama a várias coisas e tarefas que não são dormir, e ele grava tudo isso..

Então o que acontece no final do dia quando queremos usá-la para dormir, que é realmente para isso que a cama serve, temos dificuldade ENORME EM DORMIR e ficamos “rolando” na cama..

Devemos tomar o comportamento positivo de reservar a cama apenas para o descanso para que o cérebro associe o quarto com o sono

Então, pare agora de ler esse artigo, e fala uma lista das coisas para qual você utiliza a cama e não deveria..

 

to-do4

 

Mas faça agora mesmo, porque temos uma habilidade incrível de deixar coisas importantes para depois..continue lendo depois disso…

 

…………..pronto!?

 

OK! agora que você tem essa lista, eu e você vamos trabalhar na criação de novos hábitos, hábitos para não utilizar a cama para mais nada além de “dormir e fazer sexo, e mais nada!” (temos que abrir essa exceção, não é!!)

No começo vai ser difícil, mas quero que você controle os seus hábitos!

Mas você também precisa saber a primeira ação para para de ROLAR NA CAMA….

Então vamos dar uma pincelada de leve nisso, porque vamos explorar melhor esse cenário em um artigo futuro.

A grande dica é..

Quando você não esta pegando no sono, não fique na cama!

Ao enrolar na cama, você tira a sensação que lá é um local de sono, o que pode dificultar a chegada do sono à noite, a mesma regra que falamos acima.

Para quem tem insônia, por exemplo, ficar muito tempo na cama gera ainda mais ansiedade…

Então se você não está conseguindo dormir levante-se e vá fazer qualquer coisa como ler um livro, beber uma água, olhar o céu pela janela, mas não fique deitado.

Espere um pouco e volte novamente para a cama depois de alguns instantes, isso deve ajudar segundo aDr. Walia Harneet, especialista em distúrbios do sono em Cleveland.

 

Se você quiser visite um dos artigos da Dr. Walia Harneet http://health.usnews.com/health-news/health-wellness/articles/2014/01/10/how-to-fall-asleep-when-its-4-am-and-youre-wide-awake